Caro(a) Cidadão(ã),
A Prefeitura Municipal de Itamaraju -BA apresenta o novo em atendimento à Lei Complementar nº. 131 de 27 de maio de 2009 (Lei da Transparência), e o Acesso a Informação, em cumprimento à Lei 12.527 de 18 de novembro de 2011 (Lei de Acesso à Informação), ambos instrumentos tem o propósito de promover a transparência da gestão e garantir o direito constitucional de acesso de Vossas Senhorias às informações públicas.
Por meio destes instrumentos de transparência ativa, o cidadão poderá acompanhar de forma dinâmica a Estrutura Administrativa dos Órgãos e Entidades do Poder Executivo Municipal, os atos administrativos, o montante da receita e a aplicação dos recursos públicos pelos Gestores, além dos relatórios exigidos pela Lei Complementar nº. 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal).
Há ainda, dois instrumentos de transparência passiva à disposição dos cidadãos: instituído pela Lei nº. 12.527/2011, e a, recentemente amparada pela Lei nº. 13.460 de 26 de junho de 2017 (Lei de Participação, Proteção e Defesa dos Direitos dos Usuários dos Serviços Públicos da Administração Pública).
Além destes instrumentos, a transparência se efetiva por meio do Diário Oficial Eletrônico do Poder Executivo Municipal e do próprio Sitio Oficial da Prefeitura Municipal de Itamaraju que atendem ao princípio constitucional da publicidade da Administração Pública.
No município de Itamaraju, a transparência e o acesso à informação no ambito do Poder Executivo Municipal estão regulamentados pela Lei 1029/2021
Esperamos contar com sua participação!